terça-feira, 25 de junho de 2013

Nota do MLB sobre as Manifestações em BH





O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB está participando ativamente das enormes e combativas manifestações, reflexo de um grande movimento nacional. Isso vem ocorrendo devido a enorme exploração que o povo é submetido, transporte “público” privatizado e aumentos constantes nos preços das passagens em todas as grandes cidades, inflação, desmantelamento do Sistema Único de Saúde – SUS, baixos investimentos em Educação, Habitação, baixos salários etc.
Em Minas, esses problemas são enormemente agravados frente a enorme paralisia do Governador Antônio Anastasia, que tenta passar ileso a essas mobilizações.  A redução proposta do preço das passagens na região metropolitana de em média 0,15 centavos, além de ser uma migalha, tenta esconder que o governo de Minas e a maioria dos deputados, vereadores e prefeitos, estão no colo da máfia do transporte coletivo que recebe gigantescos subsídios das prefeituras e do governo, não apresenta os valores reais das planilhas de custo do transporte, além de impedir que o metrô seja instalado na região metropolitana. 
Não contente com tamanho descaso, o Governador Anastasia, afronta o direito de manifestação e de expressão do povo. No dia 22, na maior manifestação da historia de nosso estado, que contou com a presença de mais de duzentas mil pessoas, presenciamos um dos maiores atentados aos Direitos Humanos em nosso estado. Da praça 7 à UFMG a manifestação foi pacífica e bastante organizada. Mas na Avenida Antônio Carlos esquina com a Abrahão Caram, a Policia Militar de Minas e a Força Nacional (cedida irresponsavelmente pela presidenta Dilma) desencadearam uma enorme repressão contra o povo, disparando centenas de bombas de gás lacrimogênio, de efeito moral, spray de Pimenta e balas de borracha. Milhares de pessoas ficaram feridas, encurraladas e tratadas como inimigos do país. Foram cenas de uma guerra do estado contra o seu próprio povo. A partir daí, o povo que foi enormemente reprimido e violentado, voltou revoltado e descontou sua indignação nos radares, concessionarias e grandes empresas que estavam no caminho de volta até o centro. Chegando na praça sete, o povo foi recebido novamente com muita violência por parte da PM. 
Essa típica covardia da PM não é novidade para o MLB, uma vez que, a pouco mais de um ano, 350 famílias da Ocupação Eliana Silva, foram violentamente despejadas por essa mesma polícia, a mando do mesmo governador, com uso do mesmo aparato militar, inclusive do “Caveirão” (tanque de guerra da PM).
A imprensa burguesa não disse uma só palavra sobre a enorme irresponsabilidade do governador em autorizar suas tropas a massacrar o povo do seu estado. Essa mesma imprensa vem promovendo um enorme terrorismo, ao fazer campanha para atemorizar as pessoas e incentiva-las a não ir nos próximos protestos.
Por isso, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB repudia as ações fascistas desse governador e reforça a convocação para que a população participe em massa da manifestação de amanha (26). Que as palavras do hino dos trabalhadores, a internacional socialista, iluminem nossas manifestações: PAZ ENTRE NÓS E GUERRA AOS SENHORES! TODOS À LUTA! 

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB - MG
Junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário