quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Construindo a creche da Eliana Silva: veja vídeo do projeto e contribua!


Em agosto de 2012 quase 300 famílias organizadas pelo MLB – Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas– levantaram a Ocupação Eliana Silva. Enfrentando inúmeras dificuldades, mas com muita garra e solidariedade, realizando mutirões, os próprios moradores trabalharam na construção das suas casas e na organização do bairro. Em dois meses os barracos de lona se transformaram em casas de alvenaria e hoje, mais de um ano depois, a luta continua e tomam frente demandas de novas estruturas importantes, como a ampliação da creche.


Creche Tia Carminha – o que é, e por que é tão importante?

A creche Tia Carminha surgiu, num primeiro momento, como um espaço para acolher as crianças da ocupação Eliana Silva enquanto os pais estavam nas primeiras etapas da luta pela moradia. Contudo, o nosso objetivo agora é construir um espaço que possa garantir educação e lazer para as crianças de 0 a 5 anos, transformando também a realidade das famílias, pois dará mais autonomia às mães.
A garantia de uma educação de qualidade é outro desafio que a comunidade Eliana Silva enfrenta. A falta de vagas em escolas públicas é um obstáculo que muitas famílias enfrentam ao tentarem matricular seus filhos. As escolas de educação infantil da cidade não conseguem suprir nem de 50% da demanda, incluindo as de iniciativa privada, enquanto as vagas oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não absorvem nem 20% dessas crianças.
Outro fator preocupante é que a falta de vagas nas escolas públicas coloca as mães em uma encruzilhada complicada, uma vez que não conseguem conciliar o trabalho e os estudos com a criação e acompanhamento dos filhos. Nesse sentido, a creche é extremamente necessária para que os pais possam estudar e trabalhar e garantir as condições de vida para sua família com a certeza de seus filhos estarem sendo bem acompanhados e educados.
A maior parte das crianças estará na creche em tempo integral, passando ali mais tempo do que em casa, por isso, é preciso que ela não se sinta de forma alguma oprimida e que tenha as condições necessárias para seu bom desenvolvimento.
Para isso, temos as seguintes obras previstas para a ampliação da creche:
• Construção de mais uma sala de aula
• Construção de um refeitório
• Construção de uma biblioteca
• Construção de um berçário
• Área de lazer e atividades físicas na área externa da creche
Escola: espaço de aprendizagem e educação
Partindo da importância que reconhecemos na educação e na urgência de atender com qualidade as crianças da Eliana Silva, o objetivo desse projeto é ampliar a escola infantil para que ela seja uma referência de organização popular. Os intuitos não são só alfabetizar os pequenos, como também garantir que eles desenvolvam habilidades motoras, pedagógicas e um pensamento crítico, a partir dos princípios libertários em que acreditamos e baseados, sobretudo, nas concepções de Paulo Freire.
Sabendo da necessidade de desenvolvimento amplo, é preciso que haja oferta de outras atividades, para além da sala de aula. Por isso, propomos para o próximo ano as seguintes atividades, que também vão compor o currículo a ser trabalhado com as nossas crianças:
Oficinas a serem desenvolvidas:
• Plantação e cuidados de horta
• Artes
• Fundamentos de Língua Estrangeira (Inglês)
• Reciclagem
• Teatro
• Esportes
• Capoeira
Em parceria com apoiadores ligados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – estudantes e professores – ocorrerá também um curso de formação de educadores populares para qualificar as pessoas da comunidade já interessadas em acompanhar as crianças.
Financiamento
Tudo dentro da Ocupação Eliana Silva é construído de forma coletiva. Até o momento, o funcionamento da creche foi garantido por mães que eram voluntárias. A primeira construção em alvenaria, a sala que hoje abriga a creche, iniciou-se em fevereiro de 2013, contando com recursos advindos de vários apoiadores e dos próprios moradores.
As contribuições são muito importantes! Cada uma delas gera uma recompensa e no final temos uma meta que está relacionada ao nosso orçamento. Se não alcançarmos nossa meta de contribuições, todas elas voltam para os doadores e o projeto não poderá ser efetivado. Agora precisamos mais que nunca do apoio e ajuda de colaboradores e apoiadores! É aí que entra esse projeto aqui no Catarse!
Orçamento
Serviços preliminares (movimentações de terra, arrimos e fechamento de lote) : 1.500
Fundação, estrutura e vedação: 10.500,00
Telhado: 1.800,00
Esquadrias e vidros: 1.200,00
Acabamentos (piso, paredes, peitoris, soleiras e bancadas): 1.000,00
Instalações hidráulicas (tubulações e metais): 1.000,00
Instalações elétricas (tubulações, interruptores, tomadas e luminárias): 1.000,00
Pintura (interna e externa): 1.200,00
Diversos (fretes, locações de equipamentos): 800,00
Mão de obra: 5000
4 Berços: 1.200,00
25 Conjunto pré-escolar: 2.487,00
4 Conjunto pré-escolar para refeitório: 2.612,00
Máquina de lavar: 1.000,00
Recompensas: 3.100,00
Catarse: 4601,87
Total: 40.000,87
Por que creche Tia Carminha?
A creche Tia Carminha homenageia Maria do Carmo Soares, nascida em 30 de março de 1953 e falecida em 27 de dezembro de 2011. Ex-presidente da associação de moradores da Vila Corumbiara, Carminha era excepcionalmente interessada nos problemas enfrentados pelas crianças. Todavia, apesar de ter participado inicialmente do processo de formação da ocupação Eliana Silva, infelizmente, não pode estar presente na concretização da mesma. Assim, por sua história de luta e dedicação, ela é dignamente homenageada por esta Comunidade que ajudou a construir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário