Organizada pelas Brigadas Populares no início de março de 2013 a Ocupação Guarani Kaiowá, está localizada no bairro Ressaca, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O terreno estava abandonado há mais de 30 anos e a empresa que se diz dona do terrenos tem enorme divida com o pagamento de impostos ao município.
Esta importante ocupação faz parte da luta dos mais de 7 milhões de famílias sem teto, que por terem renda de 0 a 3 salários mínimos não conseguem comprar uma casa, se quer um lote para morar. Ocupações como estas acontecem também devido a insuficiência de programas habitacionais (por parte da prefeitura, governos do estado e federal) que possam atender a enorme demanda por moradia.
Nesse sentido, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB se solidariza e apoia a luta das famílias da Ocupação Guarani Kaiowá, enquanto em nosso país morar ainda for um privilégio, a ocupação de terrenos abandonados e que não cumprem sua função social sempre será um direito.
Essa ocupação é mais uma das centenas de ocupações que acontecem em todo país e que são parte da grande luta do povo pobre e trabalhador pela Reforma Urbana em nosso país.
Viva a Ocupação Guarani Kaiowá/BP’s!
Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito!
Contagem, 11/03/2013
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB