segunda-feira, 11 de março de 2013

Nota do MLB de apoio a ocupação Guarani Kaiowá


Organizada pelas Brigadas Populares no início de março de 2013 a Ocupação Guarani Kaiowá, está localizada no bairro Ressaca, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O terreno estava abandonado há mais de 30 anos e a empresa que se diz dona do terrenos tem enorme divida com o pagamento de impostos ao município.
Esta importante ocupação faz parte da luta dos mais de 7 milhões de famílias sem teto, que por terem renda de 0 a 3 salários mínimos não conseguem comprar uma casa, se quer um lote para morar. Ocupações como estas acontecem também devido a insuficiência de programas habitacionais (por parte da prefeitura, governos do estado e federal) que possam atender a enorme demanda por moradia.
Nesse sentido, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB se solidariza e apoia a luta das famílias da Ocupação Guarani Kaiowá, enquanto em nosso país morar ainda for um privilégio, a ocupação de terrenos abandonados e que não cumprem sua função social sempre será um direito. 
Essa ocupação é mais uma das centenas de ocupações que acontecem em todo país e que são parte da grande luta do povo pobre e trabalhador pela Reforma Urbana em nosso país.
Viva a Ocupação Guarani Kaiowá/BP’s!
Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito!
Contagem, 11/03/2013

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB

domingo, 10 de março de 2013

Ato faz homenagem ao dia das mulheres na Comunidade Eliana Silva

Neste domingo, dia 10 de março de 2013, foi realizado pela manhã, na ocupação Eliana Silva, um ato político em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras. Foi organizada uma mesa onde participaram Dirlene Marques (Professora aposentada da UFMG) e integrante do Fórum Social Mineiro, Maria da Consolação – PSOL, Natalia Alves – PCR, Poliana Souza – Ocupação Eliana Silva e do MLB, Raphaella Mendes – Movimento de Mulheres Olga Benário e Gabi Santos - Movimento Fora Lacerda.

O ato destacou a luta das mulheres por seus direitos, em especial, a luta contra a violência. Destaque especial teve o trabalho de reforma da creche “Tia Carminha” que funciona dentro da ocupação Eliana Silva. A luta pela Creche em todos os locais é das bandeiras de vários movimentos de mulheres, já que a responsabilidade pela educação e criação das crianças recai sobre os ombros das mulheres, em sua dupla e até tripla jornada. Por isso uma das mais sentidas reivindicações é a de Creche Comunitária. Como a Comunidade Eliana Silva é um local em que se encontram em sua imensa maioria mulheres como chefes de famílias, essa é uma das prioridades da Coordenação da Ocupação e do MLB, que vem desenvolvendo um intenso trabalho de construção e preparação da Creche, onde também será ministrado cursos profissionais e também a educação de jovens e adutos e de alfabetização.

Após o ato, foi feito um gostoso café da manhã com uma bela mesa com muitos doces, sucos, frutas, pães, bolos, café e muitas delícias, além de um amoço em homenagem às mulheres lutadoras.

Viva o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora!

sábado, 9 de março de 2013

Filme - A Rua é Pública

Filme gravado na Ocupação Eliana Silva em março de 2013. 
"Eles tinham a bola, o time e nenhum lugar pra jogar. Sem campo, quadra ou rua, algumas crianças do assentamento Eliana Silva, não acham que disputa de pênaltis seja uma grande aventura, mas isso está prestes a mudar."