segunda-feira, 23 de abril de 2012

CARTA-ABERTA DA OCUPAÇÃO ELIANA SILVA

Na madrugada do dia 21 de abril de 2012, cerca de 350 famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam pacificamente uma área na região do Barreiro, em Belo Horizonte, determinadas a conquistar o direito humano universal de morar dignamente. Em pouco tempo o terreno devoluto, até então usado para o tráfico de drogas, se viu repleto de barracas de lona e de sonhos das famílias da Ocupação Eliana Silva, nome dado em homenagem a uma das fundadoras do MLB falecida em 2009.

A ocupação é a resposta encontrada por essas famílias ao déficit habitacional de Minas Gerais que, segundo dados do relatório Déficit Habitacional no Brasil 2008, da Fundação João Pinheiro, é de 474 mil moradias. Mais alarmante é a situação de Belo Horizonte que, sendo uma das cidades mais ricas e importantes do país, possui uma carência habitacional que ultrapassa 115 mil moradias. Sabemos que esses índices podem ser muito maiores, já que há 307 mil moradores vivendo em 169 áreas irregulares em Belo Horizonte, segundo dados do Censo 2010 do IBGE.


Terceiro dia de resistência

Completando seu terceiro dia de resistência a ocupação sofre ameaça de despejo por parte da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Estado o que deixa a situação das famílias tensa e insegura. O local ainda encontra-se sem água e sem luz, prejudicando as condições de convivência de crianças, mulheres e idosos, que são a maioria da ocupação.

A ocupação Eliana Silva tem recebido amplo apoio dos movimentos sociais e da população da região. Uma rede de apoio e solidariedade se formou, porém, é necessária a ampliação dessa rede. Não vamos permitir um novo Pinheirinho desta vez em Belo Horizonte

Nesse sentido, solicitamos apoio de todos à luta dessas famílias por moradia. É fundamental a visita organizada para que todos tomem conhecimento da situação da ocupação. Pedimos também apoio material para compra de alimentos e remédios. Toda ajuda na intermediação junto à Prefeitura de Belo Horizonte para que o Prefeito Márcio Lacerda receba uma comissão de moradores é bem-vinda.

Reunião de solidariedade à Ocupação Eliana Silva

Para debater as lutas pela moradia e prestarmos solidariedade à Ocupação Eliana Silva, convidamos todos os setores comprometidos com essa importante causa para reunião, nesta segunda-feira, dia 23 de abril, às 18:30h, no 6º andar do prédio da Pós-gradução da Faculdade de Direito da UFMG.
Contamos com a presença de todos!

Viva a luta do povo pobre de Belo Horizonte!
Morar dignamente é um direito humano!

Movimento nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário