segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Um final de semana de muitas lutas e protestos em BH!


Ocupação Eliana Silva.. O dia começou quente. Nos primeiros raios de sol centenas de famílias e mais de uma centena de militantes sociais, progressistas e revolucionários, se juntaram em apoio à Ocupação Eliana Silva, no bairro Santa Rita, na Região do Barreiro. Foi uma batalha, constatada não apenas pelos que lá estavam, mas pelas fortes imagens publicadas no blog e no facebook da ocupação, que estão circulando abertamente pelas redes sociais.
A firmeza das famílias em não permitir o despejo sem ordem judicial resistiu á truculência e ao desespero da PM de Minas Gerais. Nenhum representante do governo estadual ou da prefeitura apareceu para reivindicar a área. O enfrentamento foi resolvido pela força. Não a força das armas, mas pela força da organização, da unidade do MLB com os lutadores sociais e de anônimos da cidade, que foram prestar sua solidariedade naquele momento tão crucial para a conquista e manutenção das famílias no terreno. A primeira vitória do dia estava selada!

Fora Lacerda! No mesmo dia, o movimento Fora Lacerda! Ocupou a Praça da Estação, no Centro de BH. Com diversas atividades e envolvendo um conjunto de pessoas cuja característica principal foi a diversidade e o desejo de viver em uma cidade livre das amarras, dos desmandos, do autoritarismo e da ignorância do atual prefeito, transformou aquele espaço num painel democrático, um verdadeiro mosaico multicultural, com opiniões e experiências variadas.
Foi mais uma vitória que revigorou e fez o ensaio geral para a manifestação do próximo dia 1º de setembro e que tem expectativa de reunir muita gente nas ruas de BH..

Duelo de MC’s. Domingo foi a vez do Duelo Nacional de MC’s, que reuniu uma multidão de jovens debaixo do Viaduto Santa Tereza, também no Centro. O Mestre de Cerimônia honrou o Duelo: Rappin Hood.
Depois de muitas disputas de rappers classificados em outros duelos país á fora, da improvisação e da criatividade, podemos destacar as palavras de Leonardo Bicalho: "Nós estamos lutando pela cidade, para ocupar a cidade, fazer dela algo nosso. Por isso, nós nos solidarizamos com todas as ocupações urbanas, com todas as comunidades em luta nessa cidade!!! Somos todos Eliana Silva!!!"
E numa aparição surpresa e mais que especial, a participação de Emicida, que abriu a bandeira do MLB bem alto e falou: "Esse lugar é nosso, nós construímos isso aqui, enquanto eles deixam abandonado, nós damos vida, enquanto eles abandonam, nós ocupamos e fazemos cultura!!!"
Delírio total! Todos nós já sabemos: Emicida é Eliana Silva!

Semana que vem tem mais protestos e lutas em BH!

Nenhum comentário:

Postar um comentário