quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Depoimento revela simplicidade na Comunidade Eliana Silva


Mesmo vivendo em lonas, o clima é de alegria e otimismo.
No último domingo, estivemos junto com educadores ligados ao Movimento Fora Lacerda em uma atividade voluntária na Ocupação Eliana Silva. Roda de leitura de poemas e brincadeiras com as crianças da comunidade. A atividade desenvolvida foi dedicada às crianças. No entanto, como em toda comunidade normal, as crianças estão presentes em todos os momentos da vida cotidiana.

A comunidade ocupa terrenos no bairro Santa Rita, Regional Barreiro. Os terrenos, originalmente terras devolutas do estado de Minas Gerais, são hoje reclamados por um senhor, pessoa física, que através de um confuso imbróglio jurídico envolvendo governos, indústrias e grandes bancos, alega ser agora o proprietário. As famílias da Ocupação Eliana Silva pertencem a uma parte da população trabalhadora que, mesmo quando com empregos formais, são vítimas dos salários historicamente baixos no Brasil. Sua situação se agravou com a especulação imobiliária que assola Belo Horizonte. Nessas condições, não têm como pagar os aluguéis exigidos pelo mercado.

A luta pela moradia cresceu e se fortaleceu com a Ocupação.
Está em vigor uma ordem judicial de despejo dessa comunidade, ainda não cumprida porque a hipocrisia dos poderosos faz com que esperem o fim do processo eleitoral. Querem realizar a desmoralizante ação de despejo sem maiores incômodos para si mesmos. O dia das eleições, que muitos chamam de “festa da democracia”, será o início de tempos de grande apreensão e angústia para essas famílias. Trata-se de uma comunidade capaz de criação e de trabalho, capaz de pensar seus problemas e de buscar a alegria. Sua presente situação merece uma solução racional por parte da sociedade e dos poderes públicos.

Denis Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário