segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ESFORÇO COLETIVO E SOLIDARIEDADE REERGUEM BARRACOS DERRUBADOS PELA CHUVA. COMUNIDADE AVANÇA!


O final de semana foi de muito trabalho na comunidade Eliana Silva. Os moradores se dedicaram a limpar, organizar e resolver os problemas surgidos a partir da forte chuva de sexta de noite. Depois de muitos transtornos, da destruição de vários barracos, de enfrentar o frio durante toda a madrugada, ninguém desanimou e no sábado pela manhã toda a comunidade já trabalhava para deixar tudo limpo e organizado.

Essa disposição contagiou varias pessoas que foram levar doações, ajudar as famílias e prestar solidariedade. Foram doadas muitas cestas básicas, cobertores, agasalhos, materiais de construção, entre outras doações. Mas é preciso continuar ajudando. Algumas pessoas estão fazendo doações em dinheiro, depositando na conta indicada pela comunidade.

A conta para deposito é:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGÊNCIA 0082   OPERAÇÃO 013
CONTA POUPANÇA   00183657-8

É preciso agradecer aos sindicatos, organizações estudantis, profissionais liberais, as famílias dos bairros em torno da comunidade, pequenos comerciantes e dezenas de pessoas anônimas e voluntárias, que se sensibilizaram com o apelo da sexta de noite. Agradecer carinhosamente aos companheiros do Sindieletro, do Movimento Fora Lacerda, da AMES-BH, de todas as organizações entidades que compareceram para levar solidariedade, carinho e apoio.

Graças a essas iniciativas, muitas casas já estão sendo construídas e a comunidade vai sendo erguida com a força e coragem de trabalhadores que querem somente o direito á moradia. As casas estão sendo erguidas com orientação d arquitetos e engenheiros, além de operários da construção civil que moram no local. O esforço de todos é grande. Outros espaços estão no planejamento, como a construção de um templo ecumênico, ampliação da creche, espaço para prática de esporte. Já está sendo elaborado projeto para alfabetização de jovens e adultos, de sustentabilidade, de criação de hortas comunitárias e tantas outras iniciativas estão sendo debatidas com a comunidade. É importante ressaltar que todas essas ações estão sendo feitas sem nenhum apoio da prefeitura, do governo do estado e do governo federal. São iniciativas da própria comunidade e da rede de apoiadores, que mostram que a logica de gastos com grandes empreendimentos só servem para atender aos interesses de empreiteiras e das grandes corporações. Quando o ser humano é o foco das iniciativas a logica é outra e tem como base a solidariedade e a qualidade de vida.

Temos certeza que isso não resolve os graves problemas gerados por um sistema injusto e desigual, como é o capitalismo. Porém, uma ocupação como a Eliana Silva é um exercício pedagógico da verdadeira cidadania, em que todos estão compartilhando experiências, aprendendo e ensinando coletivamente.

Lutamos e resistimos, pois “Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito”.

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário