quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MP investiga se incêndios em favelas estão ligados a interesses econômicos


Camila Maciel - Agência Brasil

Incêndios acontecem em áreas de São Paulo onde se
pretende construir empreendimentos habitacionais e
comerciais e onde há obras públicas
a serem implantadas (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
São Paulo – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) investiga se há origem comum entre os incêndios em favelas paulistanas, por suspeita de que estejam sendo provocados por grupos interessados em tirar vantagem econômica dos terrenos. A declaração foi dada hoje (18) à Agência Brasil pelo promotor da área de Habitação e Urbanismo José Carlos Freitas.
“É curioso notar que esses incêndios têm acontecido, de forma geral, em lugares onde há forte interesse do mercado imobiliário”, avalia o promotor. Ele aponta que, normalmente, são áreas nas quais se pretende construir empreendimentos não só habitacionais, mas também empreendimentos comerciais, especialmente, onde há obras públicas a serem implantadas. A área criminal [do MP] está preocupada com a essa coincidência”, justificou.

A Câmara Municipal de São Paulo também investiga as causas e responsabilidades sobre os incidentes por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada em abril de 2011. Só em 2012, por exemplo, ocorreram 33 incêndios de grandes proporções em favelas da capital paulista. A comissão já identificou que a apuração das causas dessas ocorrências é quase sempre inconclusiva.

Para Freitas, embora os incêndios sejam justificados por condições como falta de umidade e precariedade das moradias, a explicação não é lógica. “Outras favelas que têm a mesma estrutura de construção também estão sujeitas à falta de umidade, mas os incêndios não têm acontecido com essa frequência em regiões mais distantes”, compara.

Uma das atribuições da Promotoria de Habitação e Urbanismo é acompanhar o destino dado às famílias que são desalojadas em decorrência dos incêndios. “Ao longo dessas investigações, quando detectamos alguma prática criminosa, nós encaminhamos para a Promotoria Criminal para que ela apure as causas e se há alguma atividade orquestrada para incêndios dessa natureza”, explicou.

Edição: Davi Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário