Belo Horizonte, 21 de abril de 2012
O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania apoia incondicionalmente a nova ocupação urbana de Belo Horizonte – a Ocupação Eliana Silva– realizada, na madrugada de hoje, na região do Barreiro, por cerca de 350 pessoas organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas / MLB-MG. Eliana silva é o nome de uma grande companheira belorizontina, falecida em 2009, tendo dedicado sua vida à luta pela moradia.
Sabemos que, nesta cidade e neste país, só a luta dos trabalhadores e trabalhadoras e a ocupação de terrenos abandonados podem garantir o direito constitucional à moradia. O projeto de Lacerda / Anastasia para a cidade prevê a guerra generalizada contra os pobres e a criminalização dos movimentos sociais em nome da especulação, do capital e da privatização do espaço público.
Para defender este projeto de uma cidade só para a burguesia, o Batalhão de Choque da Polícia Militar de MG foi acionado: a Ocupação Eliana Silva se encontra, agora, submetida a forte cerco. Repudiamos com veemência qualquer tipo de intervenção da polícia, da prefeitura e do governo do estado de Minas Gerais , sabemos do que eles são capazes – não podemos permitir que mais um massacre aconteça em Belo Horizonte.
Contamos com o apoio e solidariedade de todas e todos os companheiros de luta.
VIVA A OCUPAÇÃO ELIANA SILVA!MORADIA SIM, REPRESSÃO NÃO!ABAIXO A POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÃO DA CIDADE DE LACERDA E ANASTASIA!
Assinado: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania/IHG
Nenhum comentário:
Postar um comentário