terça-feira, 28 de agosto de 2012

Relatos da violência policial contra as famílias de Eliana Silva


Alguns policiais foram violentos e abusaram do poder na manhã de sábado na nova Ocupação Eliana Silva.

Ocorreu no último sábado, dia 25/08/12, uma ação da PM diante da nova ocupação Eliana Silva no Barreiro, em Belo Horizonte. O vídeo abaixo mostra um pouco dessa ação, do "alvoroço", do conflito e da tensão provocados desnecessariamente por quem queria usar de força contra o povo pobre que luta por conquistar moradia própria. No caso desse alvoroço (ocorreram outros também desnecessários) foi provocado porque o Capitão Natam, coordenador da operação policial no local, empurrou uma senhora no chão. Detalhe: A senhora entrava com uma caixa de pães. Um capitão - que está com a missão de coordenar uma ação policial diante de uma ocupação urbana feita por um movimento idôneo e organizado – empurrar uma mulher apoiadora que vem com uma caixa de pão para alimentar as crianças??? É óbvio que isso é provocação. O povo não tem sangue de barata e reagiu.

Resultado:
Depois disso, Bruno Cardoso, como representante do CONEDH – Conselho Estadual dos Direitos Humanos - e alguns advogados solidários à causa dos pobres tentaram intermediar a situação para evitar um conflito mais grave. Receberam ordem de prisão. Inclusive um advogado foi preso. Cadê o respeito à OAB? Os advogados não têm direito de agir no exercício da sua função?

Obs.: Anteriormente Bruno Cardoso havia se apresentado como Conselheiro do CONEDH para o Cap. Natam, o que foi pra ele motivo de riso e ridicularização.  Eu, frei Gilvander, ao receber um telefonema da Dra. Ana Cláudia, sub-defensora Geral da Defensoria Pública de MG, me aproximei do Cap.Natam e pedi a ele que falasse com a sub-defensora ao celular, que ela queria falar com ele. Ele rispidamente disse que não iria falar com ela ao celular.

A grande tensão só se amainou com a chegada do Cel. Antonio Carvalho, horas depois. O Cel. Carvalho coordenou com educação e bom senso o conflito ali instalado. Ouviu atentamente várias lideranças. Colheu depoimentos e, ao lado do Ten. Cel. Cícero e de outros oficiais, encaminhou oque, de fato, deveria ser feito: mandou lavrar o B.O. do ocorrido e aguardará pronunciamento judicial.

Temos muito o que fazer na luta pelos direitos humanos, trabalhar muito  para construirmos uma Polícia mais humana e cidadã. Continuemos!

Cf. no vídeo, abaixo, flashes do conflito que resultou no ferimento de um Conselheiro do CONEDH e na prisão de um advogado. Se não fosse o equilíbrio emocional e a sabedoria das lideranças poderia ter acontecido ali mortes por destempero de uma autoridade policial.


Pedimos à Corregedoria da PM e ao Ministério Público que apure os fatos mostrados no vídeo acima e que encaminhe as medidas necessárias para se evitar futuramente outros episódios semelhantes ou piores. A dignidade humana deve ser respeitada.

Um Abraço terno na luta.

Gilvander L. Moreira, frei Carmelita

www.gilvander.org.br
gilvander@igrejadocarmo.com.br
Facebook: Gilvander Moreira (Esse aceita novos amigos)
Twiter.com/gilvanderluis

Um comentário:

  1. esses policiais cachorrinhos do governo fico puto de ver na violencia que eles tratam as pessoa ta na hora do brasil abrir os olhos pra nossa verdadeira situação

    ResponderExcluir